A Base Nacional Comum Curricular e os Desafios do Ensino da Língua Inglesa no Brasil



 


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da língua inglesa passou a ser obrigatório com base na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que determina prazos para a efetivação da implementação do curso de Inglês em todas as escolas a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo é melhorar a posição do Brasil no ranking internacional na Proficiência deste idioma. Atualmente, o Brasil está classificado com baixa proficiência. 


desvalorização do idioma, a carga horária muito baixa – menos de duas horas por semana, remuneração ruim e falta de recurso didáticos adequados tem sido os maiores desafios para transpor esta limitação. Uma análise mais profunda do cenário do profissional registrou que apenas 58% dos professores possuem graduação e apenas 39% são formados em língua inglesa. 


O objetivo do projeto é estender as oportunidades a todos, focando inicialmente na formação do profissional e no material didático.



Os principais envolvidos nesta adequação são o professor, a equipe pedagógica e o gestor.

 O planejamento deve considerar a oralidade (EF07LI02) “Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida”;  

a leitura (EF07LI07) “Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em Língua Inglesa (parágrafos)”; 

a escrita (EF07LI14) “Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros)”; 

os conhecimentos linguísticos  (EF07LI18) “Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e de causalidade”;

a dimensão cultural (EF07LI23) “Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.”


No ensino de inglês há diversos programas. São eles: 

1. Gramatical: verbos, classe de palavras; 

2. Lexical: vocabulário, expressões idiomáticas etc; 

3. Gramatical-lexical; 

4. Situacional:  situações da vida real como base de estudo; 

5. Tópicos: temas gerais como alimentos, ou família que sugerem itens lexicais específicos; 

6. Noções: quantidades, tempo, lugar, cor; gênero; 

7. Funcional: o que se pode falar em qualquer língua; 

8. Combinação de tendências; 

9. Processual (baseado em procedimentos): tarefas. 


Adequar as demandas da língua inglesa às demandas da BNCC requer um planejamento cuidadoso, de muita observação e comparação entre as diferenças culturais. A BNCC com suas diretrizes possibilita a abertura de diferentes universos, interações entre eles e desdobramentos construtivos ao ter entre os objetivos, as questões éticas para o uso do conhecimento adquirido.

 

 

 

Referências

 

Portal MEC. Base Nacional Comum Curricular

 

British Council. A Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

English Stars. Língua Inglesa na BNCC, Competências e Habilidades

 



Circe Aguiar

 

 

 

 

 

 

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